quarta-feira, 27 de junho de 2012

Enquete: Redes Sociais e o Contexto Atual do Ambiente de Trabalho




Tendo em vista o crescente aumento do uso das redes sociais entre os colaboradores nas empresas, disponibilizamos em nosso blog uma enquete para os visitantes há alguns dias. 

A pergunta que fazíamos, de maneira objetiva, era: “Você é a favor do uso das redes sociais no ambiente de trabalho?”.

Após a apuração das respostas através da opinião dos internautas pudemos desenvolver este artigo, no qual apresentaremos o resultado da enquete sob a visão do ambiente de trabalho atual – modificado pelo uso das novas tecnologias de comunicação. Confira!

Resultados da Enquete

Em decorrência da pergunta “Você é a favor do uso das redes sociais no ambiente de trabalho?”, concluímos o período de pesquisa da enquete onde 10% dos entrevistados votaram em “Não” e 90% aderiram ao “Sim”, tornando clara a disparidade entre as opiniões e a preferência quase absoluta por uma opção, que no caso é o “Sim”.

A visão dos resultados sob a ótica do ambiente de trabalho e do contexto atual

A partir dos resultados obtidos torna-se claro a influência que as redes sociais estão exercendo sobre as pessoas em geral, fazendo com que sintam a necessidade de se conectar a todo momento e em todo lugar. A margem negativa de 10% fica quase que invisível diante da opinião predominante das pessoas.

Essa necessidade de “conexão global” e onipresença nas redes sociais é uma característica marcante da Geração Y, pessoas nascidas entre 1978 e 1988 e que passam cada vez mais tempo em frente ao computador ou até mesmo navegando por seus smartphones para obterem informações, em busca de passatempos ou até mesmo comprando pela web. 

Essa geração antenada que abandonou a TV e partiu massivamente para a internet é a que está na ativa atualmente no mercado, e uma vez participantes das redes sociais esses novos colaborares querem estar logados em seus “profiles”, inclusive durante a jornada de trabalho.

Através da pesquisa feita em nosso blog vemos que as pessoas não abrem mão dessa nova modalidade de conexão, e que mesmo no trabalho é essencial estarem conectados.
Fica evidente que as barreiras de um comportamento padronizado durantes anos no ambiente de trabalho estão sendo quebradas, e que as pessoas estão se atualizando ao nível do avanço tecnológico.

Cabe aos Gestores abrir espaço para que seus colaboradores utilizem as redes sociais durante o trabalho, a fim de que até mesmo a comunicação entre eles seja mais fácil e ágil.

Outro fator importante é o motivacional, pois as pessoas se sentirão mais motivadas a trabalhar em um ambiente mais informal e descontraído, onde podem entrar em contato com seus amigos e familiares e compartilhar experiências e informações, paralelamente ao trabalho.

É preciso entender que as pessoas não podem mais ser vistas como simples cumpridoras de tarefas, como no modelo de Administração de Taylor, e que a autocracia no gerenciamento de pessoas pode levar a empresa a níveis baixíssimos de produção, decorrentes da insatisfação das pessoas.

O mundo se modernizou e a comunicação mudou. O ambiente de trabalho demanda, é claro, de regras e de pessoas compromissadas e responsáveis, mas é preciso que seja mais dinâmico, mais humano e menos formal, com um clima organizacional mais harmonioso, até porque é dentro das empresas que passamos a maior parte dos nossos dias.

Lembre-se: proibir o uso dessas novas tecnologias no ambiente de trabalho despertará ainda mais a necessidade de conexão em seus colaboradores, que passarão a usar essas redes em incógnito e poderão, nesse caso, onerar o trabalho. Isso será uma resposta automática vinda da insatisfação.

Seja flexível e democrático, mas lembre seu pessoal das responsabilidades que a empresa tem a cumprir. Com metas e direitos bem claros, com certeza seus colaboradores saberão dosar o tempo empregado para as mídias sociais e se sentirão mais livres para trabalhar, criar ideias novas e colaborar para o sucesso de sua empresa.



Dúvidas? Visite nosso site e preencha nosso formulário, clique aqui
Para conhecer nossos serviços, clique aqui
Comente este artigo, sua opinião é importante!



Saulo Bueno - Manager GedWork 
GedWork – Serviços administrativos
Rua Amor Perfeito, 492, Jd Colibri, Cotia – SP - CEP: 06713-290
e-mail: atendimento@gedwork.net
www.gedwork.net
cel:  (11) 98455-2564                              

Curta nossa Fan Page: GedWork  /  Siga-nos no Twitter: gedwork

Nenhum comentário: